OITAVO CURSO PREPARATÓRIO PARA INICIAÇÃO EM EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL “BOAS PRÁTICAS EM EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL”.

A Comissão de Ética no Uso de Animais do Instituto de Ciência da Saúde (CEUA-ICS) teve a satisfação de convidar alunos de graduação, de pós-graduação, docentes e profissionais que usam animais nas suas pesquisas científicas a participarem do 8° curso preparatório para iniciação em experimentação animal  -  "BOAS PRÁTICAS EM EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL". O curso de Boas Práticas em Experimentação Animal capacitou no uso e manejo de animais de laboratório e atendendo à Resolução Normativa CONCEA n 49, de 7 de maio de 2021, que dispõe a obrigatoriedade de capacitação do pessoal envolvido em atividades de ensino e pesquisa científica que utilizam animais.

O curso foi gratuito e teve como objetivo promover educação ética e fornecer bases teórico-prática para  compreensão dos aspectos fundamentais do bem-estar de diferentes animais experimentais e procedimentos técnicos específicos necessários à experimentação animal. O curso preencheu uma lacuna existente na qualificação e formação desse público no que diz respeito aos conceitos básicos de bioterismo e ao  comportamento ético e consciente no uso de animais experimentais. Abriu novas pespectivas profissionais, principalmente àquelas relacionadas ás atividades de pesquisa científica, e propiciou melhorias significativas na formação acadêmica e profissional, principalmente com relação à consciência e conduta ética.

No ano de 2023, o curso foi realizado por videoconferência através da Plataforma Digital Google Meet e teve carga horária de 30 horas em atividades sícronas (24h) e assíncronas (6h), está última em ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Foram realizados no período de 16 a 25 de outubro de 2023, das 18:00h ás 21:00h e teve a participação dos membros da CEUA-ICS, professores no manejo de animais experimentais.

As inscrições foram realizadas através deste site http://www.cursoexpanimal2023.ufba.br/ no período de 02/10/2023 a 10/10/2023

Acesse ao cronograma

aqui